EFEITO MULTIPLICADOR
"When you educate a girl there's a ripple effect that goes beyond the girl itself. When you educate a girl she tends to get married later, she takes better care of her kids, she has greater economic opportunities, she might create a business so she can contribute to the local economy.
When you educate a girl you educate a village, you give power to the country.“
Nicholas D. Kristof & Sheryl Wudunn, from Half the Sky


AGENTES DE MUDANÇA
Quando melhoramos a vida de uma rapariga através da educação, saúde, segurança e lhe damos mais oportunidades, estas mudanças têm efeito positivo multiplicador na sociedade.

A rapariga ao tornar-se uma mãe com formação, uma cidadã activa, uma empregada preparada, ela é o maior activo da sua comunidade para quebrar o ciclo da pobreza.

Um ano extra de escolaridade aumenta o seu potencial salário de 15 a 25%. Os estudos provam que uma rapariga com formação irá reinvestir 90% do seu futuro rendimento na sua família, o rapaz apenas 35%. *1

*1 Fonte: Chris Fortson, “women´s rights vital for developing world”.

Quando uma rapariga recebe 7 ou mais anos de educação adia a maternidade para a idade adulta e reduz em 2.2 o número de filhos. O que pode impactar na redução dos custos associados à pobreza. *2

*2 Fonte: Levine, Ruth, Cynthia B. Lloyd, Margaret Greene, and Caren Grown. Girls Count a Global Investment & Action Agenda: A Girls Count Report on Adolescent Girls’, Center for Global Development. Girls Count, 2009.



OPTIMIZAÇÃO DO RÁCIO DE RIQUEZA

Fonte: Prepared by Judith Bruce, Senior Associate, Population Council.


Para além do efeito multiplicador económico, a protecção dos direitos humanos de 600 milhões de raparigas é um imperativo social e moral.


AS ADOLESCENTES TÊM O PODER DE ACABAR COM A POBREZA
NO MUNDO
Moçambique tem 23.7 milhões de habitantes

24% são jovens (10-19);

destes 50% são raparigas;

são 2.8 milhões de raparigas (10-19)
que podem fazer a diferença! *3

*3 Fonte: INE MOÇAMBIQUE 2012 População Projectada para 2012.