DESCRIÇÃO
O projeto Mwarusi. Acredita em Ti.*, é um projeto piloto inovador que apoia jovens raparigas, Mwarusis, nas 5ª, 6ª, 7 ª classes e que vivem em condições de potencial vulnerabilidade, no bairro de Marrere, em Nampula. 

É liderado por jovens Universitárias finalistas, participantes da Academia GIRL MOVE, que são as mentoras das jovens Mwarusis.

* Na língua Macua, mwarusi significa rapariga, donzela


PROBLEMA
As jovens adolescentes de comunidades com poucos recursos em Nampula, Moçambique, experimentam de forma desproporcional altas taxas de abandono escolar, casamento e gravidez precoces e violência de género. Como tal, são-lhes negados os direitos humanos básicos e a oportunidade de atingir em pleno o seu potencial humano.



Fontes: (1) IDS de Moçambique 2011 (2) Analise conduzida por Shelley Clark (McGill University) para a Population Council, usando os dados do IDS de Moçambique. (3) United Nations Development Programme Mozambique. Human Development Report 2014, % dos trabalhadores pobres que vivem com menos de $2 por dia.



REVERTER ESTA SITUAÇÃO POTENCIA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL DO PAÍS PELO EFEITO MULTIPLICADOR GERADO PELA EDUCAÇÃO DE UMA RAPARIGA.




A QUEM SE DIRIGE
Raparigas adolescentes nos anos escolares de transição 5ª, 6ª e 7ª classes, para o ensino Secundário, com idades maioritariamente entre os 12-15 anos.




O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS?


METODOLOGIA
Aplicação da metodologia inovadora dos ESPAÇOS SEGUROS

Espaços Seguros é uma metodologia testada e provada, que envolve um espaço cedido pela comunidade e reabilitado, que será o local privilegiado para convívio, actividades e formação. Com regras e horários, elementos de identidade e pertença, promove o usufruto das instituições locais de educação e saúde bem como a aquisição de conhecimentos, nas área social, económica e de saúde de acordo com as necessidades do grupo e da comunidade.


Exemplo de projectos em curso noutros países: Guatemala (Abriendo Oportunidades), Etiópia (Biruh Tesfa, Berhane Hewan, Meserete Hiwot), Egipto (Ishraq), Quénia (Binti Pamoja), Zambia (Agep), entre outros.




“A Metodologia dos Espaços Seguros é o termo usado para descrever os três elementos centrais de um programa para raparigas adolescentes: Espaço Seguro, Amigas e Mentora”

Judith Bruce, Senior Associate Population Council



OBJECTIVOS

Contribuir para que as raparigas adolescentes de comunidades com poucos recursos em Nampula, tenham:
  • Maior PERMANÊNCIA NA ESCOLA
  • Oportunidades de qualidade e relevância para desenvolver HABILIDADES PARA A VIDA (auto-estima, conhecimentos de higiene e saúde e oportunidades de realização pessoal)


Metodologia a ser aplicada há mais de 20 anos em outros países com condições semelhantes a Moçambique com resultados de sucesso alcançados.

Exemplo de projectos em curso noutros países: Guatemala (Abriendo Oportunidades), Etiópia (Biruh Tesfa, Berhane Hewan, Meserete Hiwot), Egipto (Ishraq), Quénia (Binti Pamoja), Zambia (Agep), entre outros. 



MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO

A parceria com a FEC - Fundação Fé e Cooperação assenta no desenvolvimento de um modelo de avaliação dos resultados obtidos com o projeto Mwarusi. Este controlo do sucesso dos objetivos, realizado por uma entidade externa é fundamental para a expansão do projeto a outras comunidades e Províncias.