Educar para co-criar, potenciar talentos e liderar pelo bem-comum.

Na metodologia que a Girl Move aplica, existe um conceito que é transversal e imperativo aos programas Believe, Lead e Change e que os relaciona entre si: a mentoria em cascata, assente na importância e impacto que os modelos de referência tem se queremos criar e desenvolver uma mudança sistémica.

Este conceito pressupõe a criação de uma equipa de trabalho, que se inspira, desafia e supera mutuamente. Cada Girl Mover (Change) trabalha com 4 Mentoras (Lead) e 30 Mwarusis. Chamamos a estas equipas Powerful Teams.

2019 foi um ano de muitas conquistas e desafios superados. Um deles teve a ver precisamente com as graduações nestes três programas.

O Programa Believe, este ano graduou 900 mwarusis num evento absolutamente mágico e arrebatador que juntou famílias e mentoras numa celebração comovente.
“A graduação das nossas mwarusis, representa a celebração do fim de um ciclo e início de outro para estas jovens raparigas; ao longo de um ano, ativamos o seu potencial e despertamos talentos. Em espaços seguros e com as suas mentoras LEAD & Girlmovers, as mwarusis abraçaram uma viagem de descoberta de si próprias e das suas manas, a riqueza dos processos de construção em comum, com as suas comunidades e a importância da crença no seu potencial e aposta nos seus estudos para continuarem a multiplicar oportunidades de vida. No dia 7 de dez, celebramos não só este caminho como tantos outros para um futuro de escolhas, impacto e possibilidades”, afirma a directora do programa Belive, Kátia Almeida.

  

  

O Programa Lead, assinalou um marco histórico com a primeira graduação de 90 Mentoras. O ano em que também se firmaram importantes parcerias com universidades locais. 

  

Por outro lado, o Programa Change, na sua quarta edição, graduou 34 Girl Movers.

     

Para além do momento da graduação, este ano o Programa Change recebeu mais de 1600 candidaturas para a 5ª edição. Um processo de recrutamento que aconteceu em Nampula, Maputo e Beira e que recebeu jovens de norte a sul de Moçambique.
Mas mais do que celebrar os números das graduações que todos os anos crescem e se superam, importante é perceber o impacto que estas equipas têm na mudança de paradigmas e na realidade envolvente.

O vídeo explica de forma simples e rápida alguns desses números, que comprovam o impacto da nossa metodologia.

Saiba Mais…

Believe, Lead, Change mais juntos do que nunca

Ensinamos a dança do afastamento das multidões às nossas Mwarusis e juntas dançamos num espaço tão seguro em que o único ruído que se ouve é a conexão das nossas vozes. Ensinamos-lhes a fazer máscaras caseiras e a doá-las às suas famílias, caso seja necessário sair de casa para ir buscar mantimento.

Adaptação em Situações de Crise

A GIRL MOVE ACADEMY participou num Webinar organizado pela Population Council sobre o tema “Adaptations in Crisis: Stress Testing our Intentional Design Model for Girls” ao lado de organizações do mundo inteiro.

Changemaker Lab

O programa CHANGE voltou a INOVAR e desta vez a inovação chama-se CHANGEMAKER LAB. Um ‘LAB’ para criar e testar soluções para responder aos desafios globais que Moçambique enfrenta.

Verified by MonsterInsights